Segurança com IA

Segurança com Inteligencia Artificial (IA)

A Inteligência Artificial, é um tipo de tecnologia desenvolvida para emular o comportamento humano, resolvendo problemas complexos com autonomia para tomada de decisões. Robôs e programas equipados com AI são capazes de aprender com a experiência e chegar a conclusões a partir dos dados disponíveis. Na segurança, esse conceito vem sendo explorado principalmente nos sistemas de monitoramento. Utilizando câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, é possível automatizar o registro e autorizações de acesso tanto de pessoas quanto de veículos, por exemplo. Outras variações também vêm sendo utilizadas no controle de acesso e na cibersegurança. O grande impacto da união entre os equipamentos e a IA é a possibilidade de machine learning. Segundo esse conceito, os equipamentos passam a ter a habilidade de aprender com o dia a dia das ações.

Câmeras podem compreender sozinhas mudanças na rotina e identificar padrões para acionamento de segurança. A partir de um banco de dados inicial, máquinas equipadas com AI podem continuar aprendendo e otimizando a realização das tarefas, trazendo ganhos para a produtividade das operações.

O desenvolvimento da IA trará vantagens para o setor de segurança, como a redução de custos e a menor exposição dos profissionais a situações de risco. Rondas equipadas com dispositivos de inteligência artificial podem ser feitas por robôs em ambientes que ofereçam riscos à integridade humana, como locais com temperaturas extremas, muito violentos, grandes distâncias a serem percorridas ou baixa visibilidade.

Embora tenha capacidade para analisar e responder a volumes de dados com mais velocidade que um ser humano, a tecnologia desenvolvida nessa área segue necessitando de interação humana. O trabalho passa a ser conjunto, exigindo pessoal cada vez mais capacitado e especializado para agir de forma combinada.